Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Insights

O que é EPCM e como aplicar em diferentes tipos de projeto

09.05.2022

Compartilhar:

A necessidade de modernização e expansão é inerente à vida de uma indústria. É comum que empresas invistam em projetos de implantação, seja para começar um empreendimento do zero - projetos greenfield - ou para expandir e adequar fábricas - brownfield.  

Esses projetos costumam ser  complexos, com altos investimentos e expectativas de retorno, podendo envolver dezenas de empresas contratadas, além de uma demanda muito maior de compras se comparadas às demandas da rotina dos times de suprimentos. Essa complexidade pode resultar em queixas como atraso na entrega, custos mais altos e entregas de baixa qualidade.

Uma obra envolve estudos de viabilidade, conceito e projeto de engenharia detalhado, compra de equipamentos e materiais, contratação dos fornecedores que executarão as entregas, planejamento, fiscalização e comissionamento para startup. Para que tudo saia conforme o planejamento,  todas estas atividades precisam estar sob um bom gerenciamento.

Em muitas indústrias, torna-se um obstáculo ainda maior para obter bons resultados o fato de não existir, em suas próprias estruturas, uma equipe de engenharia e gestão de projetos, para executar, com qualidade e precisão, essas entregas. 

É por isso que o EPCM – do inglês Engineering, Procurement and Construction Management – pode ser uma solução para os mais diferentes tipos de projeto.


O conceito é trabalhar a implantação desde o estudo do investimento até a entrega da chave na mão. Dessa forma, com uma mesma equipe responsável pelo investimento, é possível aprimorar as interfaces entre os processos de engenharia, suprimentos, construção e montagem, garantindo mais transparência, controle de prazos e redução de custos, explica Jane Veronez, head de EPCM da Timenow.

 

Diferença entre EPC e EPCM

Para entender melhor esses modelos de contratação, é preciso separar EPC de EPCM. 

EPC: Do inglês “engineering, procurement and construction”, trata-se de uma modalidade de contrato em que o dono do investimento (contratante, proprietário), passa para uma empresa contratada a responsabilidade de desenvolver a engenharia, desde o estudo de viabilidade, a contratação dos serviços e materiais necessários e a construção do empreendimento em si.

EPCM: Também do inglês “engineering, procurement and construction management”. Neste modelo de contrato a empresa contratada não é responsável pela construção do empreendimento em si, e sim pelo gerenciamento da construção. Ou seja, a fiscalização e acompanhamento do avanço da implantação por parte da subcontratada.

Basicamente, no contrato EPC, o contratante transfere para a empresa contratada a responsabilidade de contratar e executar todo o projeto, o que eleva o risco para a contratada e, consequentemente, pode elevar o custo para o cliente. Já no EPCM, a responsabilidade da contratada é fazer toda a gestão do projeto, trazendo benefícios como maior transparência na comunicação, garantia de qualidade do processo e fiscalização de prazos, conforme aponta a engenheira Jane Veronez, head de EPCM da Timenow com mais de 25 anos de experiência no mercado.

As indústrias contratam EPC porque não são um corpo de engenharia. Então, uma empresa de engenharia assume a responsabilidade por estar entregando o investimento na expectativa deles. No EPCM você consegue ter uma equipe que é responsável por esse investimento do início ao fim da entrega. Isso significa que, em todas as fases do empreendimento, está presente a mesma equipe que conhece todas as expectativas do cliente, sabe do histórico das decisões

 

Vantagens do EPCM

O EPCM traz uma lista extensa de benefícios para indústrias de diferentes portes. Confiar a gestão de uma implantação, do início ao fim, nas mãos de uma gerenciadora experiente e capacitada traz mais segurança de uma entrega de qualidade, respeitando prazos e custos.

Entre os principais benefícios estão:

  • Desenvolvimento da engenharia conceitual desempenhado por profissionais competentes 
  • Maior rastreabilidade dos processos de contratação e aquisição de materiais, por meio de integração da equipe de técnica, de gestão e de suprimentos dando mais segurança em possíveis pleitos 
  • Vendor list com fornecedores de qualidade comprovada para não prejudicar a entrega e qualidade das obras
  • Maior controle do cliente sobre a obra, por meio da parceria com a empresa contratada 
  • Estimativa de custo para orçamento, contrato, construção e montagem, dando mais controle dos custos
  • Mais agilidade para iniciar o projeto,  uma vez que todos os dados estão na mão da contratada

 

Desafios do EPCM

O contrato EPCM pode trazer tranquilidade ou muita dor de cabeça para o contratante. O modelo promete benefícios como controle de prazos e custos e a rastreabilidade de processos, mas é uma atividade de gestão complexa que possui pontos críticos de atenção.

Jane Veronez destaca que os principais pontos de atenção são:

  • Desenvolvimento da melhor solução de engenharia aplicável ao projeto
  • Estratégia de contratação
  • Gestão de interfaces durante a construção

Isso porque são momentos decisivos para a implantação do projeto que exigem um alto nível de habilidade e qualidade dos fornecedores e, principalmente, da gestão de todas as interfaces do projeto. Para evitar esses problemas, é preciso se certificar da estrutura, experiência e habilidade da empresa que está sendo contratada para executar o EPCM e, também, deixar o contrato o mais claro e transparente possível.

A maior dificuldade é quando não é estabelecida uma relação de parceria e confiança entre a gerenciadora e o cliente, pois nestes casos ou fica a situação de dois gestores direcionando as contratadas, podendo haver conflitos, ou a responsabilidade da gestão volta a ficar com o cliente e a gerenciadora se torna uma apoiadora dele. Outra dificuldade é a contratação de fornecedores, construtoras e montadoras com baixo nível de atendimento à qualidade, o que gera um grande número de retrabalho e consequentemente atrasos

 

Perfil do projeto para EPCM

Nem todo projeto de uma indústria se enquadra na modalidade EPCM. Para aplicar o tipo de contratação, é preciso que o projeto tenha um escopo bem definido, com início, meio e fim. Além disso, é preciso identificar se:

  1. A empresa tem o orçamento que justifique a contratação EPCM quando analisadas as interfaces físicas de processo e sistemas de outros projetos da carteira
  2. O nível de complexidade do projeto. Aqueles que possuem um nível de complexidade maior, com a necessidade de uma equipe exclusiva de gerenciamento, são os que justificam o EPCM, o que se aplica para projetos de pequeno, médio e grande porte.

 

Perfil da empresa EPCM

Conforme foi dito anteriormente, os riscos de um contrato EPCM estão, principalmente, na contratação da empresa errada para realizar esse tipo de entrega. Empresas que oferecem serviços EPCM precisam demonstrar experiência e habilidade nas áreas de engenharia, suprimentos e compras e gerenciamento de implantações.

Com um mercado crescente que já espera a chegada de diferentes players, o EPCM exige da empresa uma estrutura adequada, capacidade técnica e operacional para desempenhar entregas complexas e tomadas de decisões céleres e assertivas. 
Além disso, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre as duas partes, com um contrato estabelecido de forma clara para que todos saibam as atribuições do contratante e contratada.

 

Timenow oferece inovação no EPCM

Com mais de 26 anos de experiência em gestão de projetos industriais, a Timenow traz na bagagem do EPCM um diferencial de inovação. Com profissionais experientes, a empresa trabalha desde o estudo de implantação do investimento com tecnologias e metodologias inovadoras como a aplicação da metodologia BIM, gerenciamento da obra por imagens 360º, gestão digital de contratos e plataforma proprietária de acompanhamento das entregas (Time connect).

Isso faz toda a diferença, pois digitaliza todo o processo, que aliado a uma equipe dedicada ao projeto, atende às expectativas dos clientes do início ao fim, além de melhorar os processos de comunicação e armazenamento do histórico de decisões

Confie seu projeto nas mãos de quem une experiência e inovação para entregar os melhores resultados!