Orientações para prevenção, controle e mitigação de riscos de transmissão da Covid-19
Orientações para colaboradores que atuam na Sede e nos Contratos
- Lave as mãos regularmente com água e sabão e as higienize com álcool em gel;
- Utilize máscaras no trajeto casa x trabalho x casa e durante todo período de trabalho;
- Orientamos para que em todos os contratos seja realizada a medição de temperatura. Caso o colaborador esteja, no momento da aferição, com temperatura igual ou superior a 37°, não poderá acessar o local de trabalho e será encaminhado para atendimento médico;
- Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, praticando a já famosa etiqueta respiratória;
- Mantenha distanciamento de pelo menos 1 metro entre pessoas;
- Utilize horários alternativos para almoçar em restaurantes, seja em áreas industriais ou não, evitando ao máximo os picos de aglomeração;
- Dê preferência às reuniões online, no entanto, quando necessário a realização de reuniões presenciais, mantenha o espaçamento mínimo de duas cadeiras entre você e outras pessoas;
- Sempre que possível, evite o uso de ar condicionado e ambientes fechados. Dê preferência às salas com janelas abertas e naturalmente ventiladas;
Orientações para colaboradores que atuam nos Contratos
- Respeite as orientações e protocolos de saúde e segurança determinados pelo cliente em que você atua;
- Não compartilhe máscaras e EPI´s;
- Os veículos de uso compartilhado deverão comportar no máximo 3 pessoas. Havendo necessidade de viagens, todos os ocupantes deverão utilizar máscaras em todo o trajeto e manter as janelas abertas durante a viagem;
Orientações para colaboradores que atuam na Sede
- As salas terão ocupação máxima de 25% do efetivo, sendo responsabilidade das lideranças elaborar e monitorar o cronograma semanal de rodízios entre colaboradores;
- No refeitório (Área de convivência), mantenha distanciamento mínimo de 1 metro entre pessoas. Procure horários alternativos de modo a evitar aglomerações;
Viagens
- Restrição total às viagens internacionais a trabalho;
- Avaliação criteriosa da necessidade de viagens nacionais, sempre consultando.
Casos suspeitos e casos confirmados
- Casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente à liderança quando constatado um ou mais dos sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza e falta de ar, ou ainda dores musculares, cansaço ou fadiga, congestão nasal, perda do olfato ou paladar e diarreia. Constatada a presença de um ou mais dos sintomas acima, o colaborador deverá: i) se manter em quarentena pelo prazo de 14 dias e ii) procurar atendimento médico. Será possível o retorno do colaborador em menor período caso apresente resultado de teste RT-PCR ou sorológico que ateste o estado de saúde para o retorno ao trabalho.
- Casos confirmados devem ser comunicados imediatamente à liderança e o colaborador deverá: i) se manter em quarentena pelo prazo de 14 dias. Será possível o retorno do colaborador em menor período caso apresente resultado de teste RT-PCR ou sorológico que ateste o estado de saúde para retorno ao trabalho.
- Colaboradores que mantiveram contato próximo com caso confirmado da COVID-19: Entende-se como contato próximo: i) Ter contato durante mais de quinze minutos a menos de um metro de distância durante a execução das atividades; ii) permanecer a menos de um metro de distância durante transporte; iii) ou compartilhar o mesmo ambiente domiciliar; iv) ter contato direto desprotegido, com secreções infecciosas. O colaborador que teve contato próximo com caso suspeito e/ou confirmado deverá se manter em quarentena pelo período mínimo de 7 dias, se assintomático e por 14 dias se apresentar quaisquer dos sintomas. Será possível o retorno do colaborador em menor período caso apresente o resultado de teste RT-PCR ou sorológico que ateste o estado de saúde para retorno ao trabalho.