Empresas juntam tecnologia e experiência para entregar serviços mais completos.
Foi com o objetivo de entregar soluções mais integradas para os clientes e caminhar em direção ao compromisso de ser mais relevante, digital e global até 2030, que a Epix Engenharia foi 100% incorporada à Timenow. A empresa já era uma das investidas do grupo, mas desde agosto deste ano se tornou um “braço forte” de engenharia para a marca, que acumula 25 anos de experiência na área de consultoria e gerenciamento de projetos.
Focada em projetos multidisciplinares, estudos de viabilidade e engenharia básica e detalhada, a Epix atua com soluções inteligentes e projetos integrados, e foi pensada como uma forma de complementar a carteira de serviços oferecidos pela Timenow, para que o grupo estivesse entre os melhores do segmento.
Enio Borges, engenheiro fundador da Epix e atual Diretor de Operações na Timenow, destaca que a Timenow sempre teve a meta de estar entre as maiores empresas de engenharia consultiva do Brasil, e foi com foco nesta ambição que a Epix nasceu. Investindo na parte de design da engenharia, os serviços entregues pelo grupo puderam ser mais completos.
“Fomos ao mercado com soluções de engenharia mais integradas, tanto na parte da consultoria, que é a gestão, quanto na parte do design que envolve o desenho, os cálculos e o desenvolvimento do projeto em si”, pontua.
SOLUÇÕES INTEGRADAS E TECNOLÓGICAS
Com a incorporação, as duas empresas passaram a ter uma capacidade ainda maior de entrega e os clientes podem esperar serviços prestados com mais sinergia e capacidade de investimento. Enquanto a Epix agrega o know-how da engenharia, a Timenow possibilita uma capacidade maior de investimento em infraestrutura e capital intelectual.
O resultado pode ser visto em cases de sucesso, como a atuação das duas empresas no projeto de expansão da fábrica de café solúvel da Real Café. No contrato, a Epix atuou com a parte do estudo de viabilidade e desenvolvimento da engenharia conceitual e compras, enquanto a Timenow assumiu o processo de gestão e contratação das obras.
A implantação do projeto foi feita na modalidade EPCM (Engineering, Procurement and Construction Management), modelo que garante transparência, previsibilidade e controle sobre o projeto ao definir o escopo, a metodologia e os processos integrados a serem aplicados no trabalho.
Se antecipando às tendências do mercado, a parceria também aposta na metodologia BIM, que usa a tecnologia para gestão de projetos com modelagem 3D, planejamento 4D e orçamento 5D.
O método possibilita a simulação de toda a execução de um projeto (seja de infraestruturas, construção civil ou industrial) dentro do computador antes de levá-lo para a planta. Assim, é possível prever intercorrências e calcular com maior precisão os orçamentos e prazos que serão executados.O grupo Timenow já aplica o BIM em alguns de seus contratos e investiu na formação de um núcleo de especialistas para oferecer um serviço ainda mais especializado para os clientes.
CULTURA TIMENOW
Apesar da aquisição total das ações ter se concretizado apenas neste ano, Enio destaca que a Epix sempre foi Timenow. “Prata da casa”, ele fez parte da empresa por cerca de 12 anos no início dos anos 2000, participando da abertura da primeira filial da marca no Rio Grande do Sul e da negociação do primeiro contrato internacional, no Uruguai.
“Hoje a Epix é 100% Timenow, mas já nasceu com DNA da Timenow. Muito do que era aplicado na Epix já era com valores e cultura da empresa”, aponta.