Com 25 anos de experiência no mercado de gestão de projetos e olhos fixados no poder da inovação aberta, portfólio da empresa abrange cinco startups e uma plataforma para acelerar a transformação digital no setor industrial.
O impacto da pandemia no setor industrial foi sentido por 70% das empresas (extrativa, de transformação e construção), segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Embora em diferentes níveis, a crise foi sentida, por exemplo, nas paralisações das atividades por tempo determinado ou indeterminado (31%) e na dificuldade na logística de transporte ou no suprimento de insumos e matérias primas (71%).
O cenário dos últimos dois anos jogou luz à necessidade da inovação como forma de entregar soluções de valor que mantenham a “máquina rodando”. A transformação digital se tornou o grande desafio, com a popularização do conceito de indústria 4.0, o uso da inteligência artificial e automação dos processos e, principalmente, a possibilidade de gerenciamento remoto dos projetos.
Aqui na Timenow os olhos estão voltados para a inovação e tecnologia desde antes do cenário de pandemia se instalar. Buscando entregar soluções diferenciadas para nossos clientes, apostamos na inovação aberta para integrar inteligências, experiências e tecnologias.
> Leia também: Como o BIM pode revolucionar o mercado imobiliário
As tecnologias oferecidas
Quando se trata das tendências que a tecnologia trouxe para o mercado de gestão de projetos, o objetivo é apostar em soluções inovadoras e tecnológicas para alavancar resultados e otimizar processos. Buscamos sair na frente atuando, juntamente com nossas startups, para tornar as tendências uma realidade em seus clientes.
1. A Inteligência Artificial pode ser utilizada para desenvolver soluções robóticas específicas para cada empresa, otimizando a produtividade e automatizando os processos. Mas, você sabia que assim como os demais ativos industriais, os robôs precisam de manutenção? É por isso que a solução entregue pela AI Robots, startup investida do Grupo Timenow, é completa. Além de desenvolver robôs específicos para tarefas industriais, também possui sistemas plug&play que coletam dados diretamente da operação para otimizar e predizer necessidades de manutenção, o que evita falhas e reduz riscos.
2. Também no campo da AI, a IndustriALL desenvolveu uma plataforma de gerenciamento de rotina industrial com mais de 10 soluções para entender, organizar e ativar dados da operação industrial, visando apoiar tomadas de decisão assertivas, reduzir riscos, aumentar a produtividade e diminuir perdas de produção.
3. A segurança do trabalhador é uma das prioridades em qualquer projeto implantado nas indústrias. Pensando nisso, a Timenow aposta na solução integrada da Dersalis, startup investida: um sistema de pulseiras equipadas com biosensores capazes de analisar os dados vitais dos colaboradores e são interligadas a um dashboard configurável que permite ter acesso aos dados de forma fácil e em tempo real. Maior controle e mitigação de riscos para a gestão da segurança do trabalho!
4. Que tal diminuir as visitas à obra e deixar de lado as fotos de celular para acompanhar o andamento do projeto? Clientes Timenow podem contar com o acompanhamento remoto por meio de imagens 360º. A solução é um SaaS com mensuração de receita por obra contratada, desenvolvida pela Construct IN e vendida com sistema + equipamento de captura de imagens (terceirizado). É uma nova forma de gerir projetos!
5. Por fim, está na hora de aposentar as pilhas de papéis e arquivos. A transformação digital vai padronizar e tornar mais eficiente a gestão de contratos dos projetos! Através do sistema da NGO Soluções, é possível digitalizar processos, acompanhar contratos e automatizar processos de mediação, com redução de custos, segurança da informação e agilidade!
Investimento em CVC
No ano passado, quatro dessas foram reconhecidas pelo Ranking 100 Open Startups, ficando entre as top 5 em suas categorias. A Dersalis conquistou o 5º lugar na categoria Biotech, a IndustriALL a mesma colocação na categoria Indtech e a Construct IN e NGO ficaram em 4º e 2º lugar, respectivamente, na categoria Construtech.
Essas soluções já estão sendo aplicadas em grandes clientes da carteira, como Vale, ArcelorMittal, Klabin e Suzano, gerando mais valor, assertividade de resultados, autonomia e mitigação de riscos, conforme aponta Octávio Magalhães, head de Inovação da Timenow.
Temos digitalizado o canteiro de obras da indústria trazendo startups que possam compor a atividade da Timenow e possam automatizar e digitalizar alguns processos já existentes. Caso por exemplo gestão de contratos e medição digital da NGO, um processo que é feito manual, mas com a plataforma a gente digitaliza e automatiza todo fluxo de medição em obras, sejam elas civis ou industriais, pontua.
A ideia seria levar o olhar para análise, impulsionando um trabalho mental em detrimento do trabalho “braçal”.
Octávio salienta, ainda, que durante a pandemia de Covid-19 a tecnologia foi usada para acelerar processos, momento em que a empresa trouxe para o portfólio a Construct IN, que tem um software capaz de observar os espaços fabris dos clientes, com pessoas em qualquer lugar do mundo, através do Time Connect.
Não dependemos mais do fator humano, o que inibe riscos e outros custos atrelados a fiscalização, gerando valor para a Timenow e para o cliente. Acreditamos que a inovação aberta vem para acelerar a nossa atividade e provocar novos produtos e serviços através do relacionamento com o ecossistema, finaliza.
Para atuar diretamente com nossas startups e gerenciar nossos investimentos, chegou ao nosso time, em 2021, o head de Corporate Venture Capital (CVC), Vinícus Lima. Segundo ele, a estratégia da empresa visa alavancar processos de inovação, desenvolver novos negócios e ter acesso a novas tecnologias em primeira mão.
Isso se tornou prioridade, pois está bastante alinhado à nossa estratégia de ser relevante, global e digital. Estar inserido nesse universo é essencial para quem deseja continuar na dianteira do mercado, pontua.
> Leia também: Expandindo o horizonte de negócios: chegamos ao mercado de descomissionamento
Acelerando e simplificando a transformação digital
Com o olhar voltado para inovação e, somado aos 25 anos de trabalho nas plantas industriais, conseguimos mapear dores e obstáculos para a transformação digital deste setor, como a dificuldade de interlocução entre os dois campos, que possuem processos e linguagens diferentes, assim como a dificuldade das startups de entrarem nas indústrias pelo processo tradicional de compras e homologação exigidos. Assim nasceu a Platt. Nossa aposta para acelerar a transformação digital nas indústrias e trazer mais valor para os clientes. A plataforma atua com a missão de tornar o processo de contratação de startups mais simples, ágil e escalável. Na prática, por meio de apenas um contrato é possível ter acesso a diferentes soluções propostas por diferentes startups que compõem o porfólio.
Nós acreditamos que a Inovação Aberta é o único caminho para a real Transformação Digital das indústrias. Porém, ela adiciona uma grande complexidade na gestão dos processos, por ampliar o número e o perfil dos stakeholders. Criamos a Platt com o objetivo de impactar neste processo, simplificando a busca, contratação, relacionamento e gestão de startups e outros parceiros de inovação. Operamos como um braço das áreas de inovação, deixando o time interno focar cada vez mais na estratégia, assinala Maurílio Alberone, Head da Platt.
A transformação digital já é uma realidade nas indústrias! E nós estamos aqui para acelerar o processo e levar novas tecnologias para dentro do seu negócio!
Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos!