No 1° dia do evento já foi perceptível o destaque que a Inteligência Artificial teria durante toda a semana, com palestras e ativações que expunham e discutiam sobre o tema. Por exemplo, o cientista cognitivo e pesquisador de IA, Ben Goertze, que tratou sobre o futuro da IA no geral e ressaltou: “O que estamos vendo é um avanço de uma série de genuínos avanços em toda a linha de Inteligência Artificial”. No 2° dia do Web Summit o ChatGPT dominou os painéis, relacionando a IA generativa com outras tecnologias e profissões, como fez o Thomas Dohmke, CEO do GitHub, que discursou sobre como criar um app em apenas 18 minutos.
Também foi destaque a preocupação com a segurança cibernética, privacidade e Web3, além da transformação de fundadores para CEOs em uma conversa na qual compartilharam suas experiências. Sua programação finalizou tratando sobre o futuro, tecnologias a serem desenvolvidas e as profissões que se transformarão ou surgirão a partir delas.
O Coordenador de Inovação da Timenow, Octávio Magalhães, ponderou que “Pela primeira vez no Brasil, trouxe consigo uma série de aprendizados importantes e como já se esperava, o debate central do evento foi a IA generativa. A edição contou com mais de 20 mil pessoas de aproximadamente 100 nacionalidades diferentes, isso demonstrou a relevância do Brasil para o ecossistema mundial!”
A fim de diversificar o seu modelo de negócio e fomentar soluções criativas e de alto valor agregado, em 2018 a Timenow criou o seu Programa de Inovação, o Inovenow. Para apoiar esse processo, também criamos o Programa de Ideias, a fim de capturar oportunidades e implementar melhorias dentro da empresa, por isso, ficamos muito empolgados para participar do Web Summit Rio e podermos levar os 3 ganhadores do Programa de Ideias 2022 junto com um grupo de colaboradores para o evento.
Assim, as mais de 100 horas de conteúdos, em sua maior parte em Inglês, e diversos stands de outros países apontam para a importância da internacionalização dos negócios e como tendências para 2024 destaques para Healthtechs e Fintechs, que já neste ano formaram a maior quantidade de startups expostas no evento. Mas o mais importante para nós é: com muito conhecimento na bagagem para transmitir pela empresa e juntos aplicarmos na Timenow.
Por Geovanna Ferreira