A empresa já conta com um escritório em Portugal para facilitar operações no continente europeu.
Avançando para se tornar cada vez mais relevante, global e digital, a Timenow tem investido no mercado internacional, apoiando-se em sua experiência em consultoria, gestão de projetos e engenharia. Neste sentido, além de consolidar a sua presença nos Estados Unidos, a empresa já dá passos relevantes, também, na Europa.
Timenow no Mercado Europeu
Em outubro de 2023, as primeiras incursões da Timenow no velho continente já renderam um marco importante: um contrato com a Dow Química, indústria renomada com unidades fabris em 31 países, inclusive Estarreja, em Portugal.
Hoje, além de consolidar uma aliança local com a Opportunity Agreement e possuir uma unidade física em Portugal, a Timenow vem conquistando novos contratos nos segmentos de Química, Papel e Celulose e, mais recentemente, Energia. A empresa está iniciando um contrato com a E-Redes, principal operadora da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal.
Para Wester Cardozo, Diretor de Engenharia, Consultoria e Novos Negócios da Timenow, Portugal não apenas oferece uma localização privilegiada para acessar mercados-chave da Europa, como também proporciona um ambiente econômico e tecnológico propício. “A partir desta unidade, conseguimos atender aos clientes com mais agilidade e oferecer soluções personalizadas que aumentam a eficiência dos projetos”, afirma.
Movidos a Resultados
Em consequência desses contratos, entregas importantes já estão sendo realizadas no mercado europeu. Um exemplo é o contrato com a The Navigator Company, empresa portuguesa do segmento de Papel e Celulose. A Timenow concluiu a primeira fase de um projeto, iniciado em janeiro deste ano, com foco na maturidade dos processos de gestão de portfólio.
Para isso, implementou o Portfolio Intelligence e identificou oportunidades de melhoria nos processos da The Navigator por meio de uma análise detalhada.
A partir dessas análises, foi definido um roadmap para aumentar a aderência à execução da carteira de projetos planejada ano após ano. Isso permite não apenas planejar, mas também executar os projetos selecionados com precisão.
Além disso, a Timenow desenvolveu uma metodologia para a seleção desses projetos. O The Right Project (TRP) assegura que cada iniciativa esteja alinhada com as necessidades e contextos atuais, garantindo que cada projeto escolhido seja o “projeto certo” para o portfólio.
Relevante, global e digital
Olhando para o futuro, a partir de Portugal, a Timenow planeja expandir sua presença também em países estratégicos como Espanha, Itália e Reino Unido, com metas de crescimento e sustentabilidade.
Wester Cardozo ressalta que este avanço é parte de uma estratégia ampla de internacionalização da empresa. “Essa expansão reforça nosso objetivo de consolidar a Timenow como um parceiro confiável e relevante no cenário internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a geração de valor nos setores em que atuamos.”
A empresa busca aumentar sua receita internacional para que ela represente 25% do faturamento total nos próximos cinco anos, investindo continuamente em tecnologia e inovação para atender às necessidades de seus clientes. Nos EUA, já tem operações em grandes companhias, como Smurfit Westrock, ArcelorMittal, Braskem e Gerdau.