Diversidade e Inclusão

Diversidade

e Inclusão

Respeito, inclusão e diversidade são a nossa identidade.

Respeito, diversidade e inclusão sempre foram importantes para a Timenow, e nosso compromisso é que seja assim, cada vez mais. Por isso, nosso Programa de Diversidade & Inclusão (D&I) busca promover ações de letramento, conscientização e abertura de espaços de discussão desses assuntos dentro da empresa e fora dela como forma de combater o preconceito.

A Timenow conta com quatro grupos de afinidades: Cor e Etnia, LGBTQIAP+, Gênero e Pessoas com Deficiência. Esses grupos são formados por um sponsor e sete colaboradores voluntários, pessoas representantes ou aliadas, que tenham em comum o objetivo por um dos marcadores sociais de diversidade. São colaboradores da empresa que atuam de forma voluntária para garantir ações de acolhimento, orientação e respeito às pessoas.   

Cor e Etnia

Na Timenow este grupo é responsável por discutir as relações étnico-raciais e promover o respeito e a ascensão de pessoas no ambiente profissional. De acordo com um levantamento da McKinsey, organizações que têm compromisso com a diversidade étnica em seu corpo executivo (C-Level) podem atingir 35% mais lucros na operação se comparadas com empresas que não atuam de maneira séria em relação à diversidade.

Segundo dados do IBGE (2018), pretos e pardos representam 55% dos brasileiros. No entanto, menos de 5% das 500 maiores empresas do Brasil possuem executivos negros em seus quadros de funcionários. Uma realidade que demonstra o quanto esta parcela da população precisa de apoio, acolhimento e oportunidades dentro das organizações.

LGBTQIAP+

Este grupo tem como principal objetivo dar apoio emocional e acolhimento aos colaboradores da empresa. Aqui na Timenow o grupo abre espaço para o debate e a elaboração de diretrizes organizacionais. Uma estimativa realizada pelo IBGE em 2018, revelou que há no Brasil uma população LGBTQ+ de cerca de 20 milhões de pessoas. No entanto, não foi levada em consideração as pessoas intersexo, o equivalente a 10% do total da população.

São incluídos no grupo todos os brasileiros que se identificam como LGBTQIAP+. Apesar de haver um crescente interesse da população em esclarecer questões de orientação sexual e diversidade de gênero, ainda existem muitos pontos de conflito na realidade da comunidade no país, como o aumento de mortes de pessoas identificadas como sendo LGBTQIAP+, em razão do preconceito e intolerância.

Gênero

O grupo de empoderamento feminino da Timenow tem como propósito discutir questões relevantes sobre o dia a dia das mulheres em segmentos majoritariamente masculinos. Diante disso, o grupo aborda questões de empoderamento, relações de trabalho e outras situações como assédio moral e sexual, além de formas de denunciar e combater atitudes reconhecidamente sexistas no espaço organizacional.

Segundo o McKinsey Global Institute, empresas com representatividade de mulheres no comitê executivo têm melhor performance financeira, com retorno médio sobre capital 47% maior e faturamento 55% maior. O estudo revela que zerar a desigualdade de gêneros em escala global poderia dobrar a contribuição das mulheres para o PIB mundial, já em 2025. O respeito às condições de gênero e o bem-estar das mulheres são prioridade na Timenow. 

Pessoas com Deficiência

Esse grupo de afinidades gera a inclusão de pessoas com deficiência na Timenow. O grupo é responsável por discutir a participação plena e equitativa dessas pessoas no ambiente de trabalho, condições de locomoção, acesso e ações geram letramento, respeito e combate ao capacitismo. No Brasil, 24% da população possui algum tipo de deficiência e apenas 1% está empregada, de acordo com os dados do Relatório Anual das Informações Sociais (Rais).

Um dos principais desafios de pessoas com algum tipo de deficiência é a inclusão no mercado de trabalho. Entre os fatores,  estão a acessibilidade física, o rompimento de estereótipos e preconceitos, o recrutamento e a seleção. Na Timenow este grupo atua para garantir a construção de um ambiente de trabalho inclusivo, digno e respeitoso para profissionais com deficiência.