Para marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Timenow – empresa capixaba que atua no mercado de gestão de projetos e engenharia consultiva – anunciou, nesta quarta-feira (21), o lançamento de um curso exclusivo para pessoas com deficiência. A formação, realizada em parceria com o Senac, tem foco no core business da empresa: planejamento e gerenciamento de projetos.
Instituído por iniciativa de movimentos sociais em 1982, e oficializado pela lei em 2005, o dia 21 de setembro marca a luta das pessoas com deficiência ao longo da história para conquistar espaço e garantir direitos básicos como inclusão, respeito e acessibilidade.
Embora tenham alcançado vitórias, principalmente no legislativo, ainda há um longo caminho a ser percorrido, tanto em termos de inclusão e a luta contra o capacitismo, quanto da adaptação e acessibilidade dos espaços de trabalho.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada nesta quarta-feira (21), pessoas com deficiência são mais atingidas pela desigualdade. Eles têm uma pequena participação no mercado de trabalho (28%) e, em sua maioria, ocupam posições com salários menores.
Dados que apontam para a necessidade das empresas de saírem do discurso e implementarem ações que, de fato, construam ambientes inclusivos e acessíveis para contratar e desenvolver talentos com deficiência.
Pensando nisso, a Timenow fechou parceria com Senac para oferecer uma formação exclusiva para pessoas com deficiência que tenham interesse em integrar o mercado de gestão de projetos.
Com 26 anos de atuação, a empresa acumula clientes que são líderes em diferentes segmentos industriais, como Vale, Braskem e Suzano, e entrega soluções para o gerenciamento de projetos dentro dessas indústrias, sempre focando na inovação como uma forma de gerar mais valor para os clientes.
A formação
O curso de Planejamento e Gerenciamento de Projetos terá como objetivo desenvolver os participantes nas práticas de gerenciamento de projetos, empregando os conceitos difundidos pelo Project Management Institute (PMI).
Os alunos vão estudar os processos de planejamento, execução, controle e encerramento dos projetos e ética.
“Assumir o nosso papel como responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária é a razão de existir do nosso programa de diversidade e inclusão.Acreditamos que com essa iniciativa poderemos potencializar talentos e oportunizar novas possibilidades de realização plena desses profissionais, por vezes invisibilizados pela percepção enviesada de suas realidades”, assinala Gabriela Lovo, gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Timenow.
Para participar, a pessoa deve ter uma das deficiências definidas por lei, ter se formado no ensino médio e ter mais de 18 anos. As inscrições estão abertas pela página da Gupy e o curso será ministrado no modelo virtual, com início previsto para a segunda quinzena de outubro.
Programa de Diversidade & Inclusão
A iniciativa faz parte do programa de Diversidade & Inclusão da Timenow. Após firmar um compromisso com a agenda no ano passado, a empresa criou grupos de afinidade em quatro principais temas (gênero, LGBTQIAP+, Pessoas com deficiência e Cor e Etnia), para desenvolver ações de conscientização e letramento, como uma forma de fomentar um ambiente seguro, inspirador e inclusivo
“A Timenow, através da abertura do curso de Planejamento para pessoas com deficiência, visa contribuir para o acesso a todos no ambiente de trabalho”, pontua Narciso Reis, gestor da empresa e líder do grupo de afinidade de pessoas com deficiência.