Conexões que Geram Resultados: Espírito Santo ao Cubo

Realizado no Futurenow, nas instalações da Timenow em Vitória, o evento “Conexões que Geram Resultados” focou em inovação e negócios. O encontro contou com a presença de empresários, especialistas em inovação, e representantes de startups. A organização foi uma colaboração entre Timenow, Quanttar, AEVO, e Apex. O objetivo principal foi discutir o papel do Espírito Santo como um ambiente promissor para investimentos em inovação, destacando os esforços para conectar startups e grandes empresas.

Antonio Toledo, CEO da Timenow, iniciou o evento, destacando a relevância da inovação para o desenvolvimento regional. Em seguida, Ricardo Frizera, sócio da Apex Partners, trouxe dados sobre o ambiente de inovação no Espírito Santo, baseando-se em um estudo realizado pela consultoria Futura. A pesquisa focou nas percepções de empresários locais de variados portes sobre inovação, destacando o estado como um campo fértil para o desenvolvimento de novas práticas inovadoras.

A experiência do Cubo

A principal palestra do evento foi conduzida por Paulo Costa, CEO do Cubo, que detalhou a formação e evolução deste que é considerado o mais relevante hub de inovação do Brasil. Costa enfatizou o papel fundamental do Cubo em transformar o cenário brasileiro de startups, citando os expressivos números de investimento e crescimento em faturamento alcançados pelas empresas participantes. A palestra de Costa destacou a importância de uma cultura de inovação, competição saudável e a quebra de barreiras comunicacionais e culturais para o sucesso do ecossistema.

Os dados referentes ao Cubo Itaú em 2023 ilustram a grandeza que ele representa. No ano passado, as startups vinculadas ao Cubo Itaú captaram mais de R$ 2,8 bilhões em 140 rodadas de investimento, com uma média de R$ 4 milhões por rodada. Além disso, foi observado um crescimento médio de 25,8% no faturamento dessas empresas. Esses resultados sublinham a eficácia do Cubo Itaú em fomentar a inovação e o crescimento empresarial.

Mesa redonda

A mesa redonda do evento concentrou-se nos benefícios de estar inserido na construção de uma cultura voltada à inovação, reunindo Paulo Costa, CEO do Cubo, Janc Lage, CTIO do Grupo Águia Branca, Danillo Sciumbata, VP de Estratégia e Transformação da Quanttar, Antônio Toledo, CEO da Timenow, com Ricardo Frizera, da Apex Partners, atuando como mediador. Este painel explorou as diversas perspectivas sobre os desafios e oportunidades gerados pela interação entre startups e empresas.

Os participantes discutiram como a inserção em ecossistemas de inovação pode facilitar o acesso a soluções, conhecimento, e redes de contato, acelerando o crescimento e a inovação. Porém, destacaram também os desafios, como a necessidade de superar diferenças culturais e de comunicação entre empresas de diferentes tamanhos e estágios de desenvolvimento.

Um ponto central da discussão foi a importância de criar pontes eficazes entre startups e grandes corporações, visando conexões que gerem resultados por meio da colaboração que beneficie todas as partes. A troca de experiências durante a mesa redonda evidenciou que, embora existam obstáculos, as oportunidades de aprendizado mútuo e de sinergia são significativas, podendo levar a inovações disruptivas e ao crescimento sustentado no longo prazo.

Case de inovação

Após a mesa redonda, o evento contou com a apresentação de Tales Silva, CEO da ConstructIn, que trouxe ao palco o case de sucesso de startup. A ConstructIn inovou o setor da construção civil com o lançamento de uma plataforma de gestão remota de obras, uma ferramenta que permite a documentação e centralização de todas as informações de execução em um único local.

Tales Silva detalhou como a plataforma facilita a comunicação entre as equipes, otimiza o gerenciamento de recursos e melhora a tomada de decisões através de acesso instantâneo a dados atualizados. A apresentação destacou não só o impacto positivo da tecnologia na eficiência e redução de custos em projetos de construção (serviços), mas também como a ConstructIn se beneficiou do ecossistema de inovação para desenvolver e escalar sua solução. O case reforçou a mensagem do evento sobre a importância da inovação e da colaboração para o crescimento da indústria no Espírito Santo e no Brasil.

O evento “Conexões que Geram Resultados”, uma parceria entre Timenow, Quanttar, AEVO, e Apex, destacou-se não apenas como uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências, mas também como um catalisador para futuras colaborações. Ao reunir lideranças e atores chave do ecossistema de inovação, o encontro ressaltou a importância da cooperação entre diferentes entidades para o avanço tecnológico e econômico do estado.

Fale conosco