Timenow gerencia projetos que marcam história da produção de papel e celulose mundial!

Empresa gerenciou a expansão do Projeto Star, maior fábrica de celulose solúvel do mundo e a construção da máquina MP27, no Puma II, que vai produzir o Eukaliner.

Reafirmando a expertise da marca no ramo de papel e celulose, a Timenow entregou nos últimos meses dois grandes projetos, de investimentos bilionários, que marcam a história mundial da produção industrial do setor.

A empresa atuou na expansão do Projeto Puma II, que coroou a Klabin como produtora do primeiro papel kraftliner 100% de fibra de eucalipto do mundo e o Projeto Star, da Bracell, maior fábrica de celulose solúvel do mundo.

EUKALINER

Em Ortigueira, no Paraná, o Puma II deu início à operação da Máquina de Papel 27 (MP 27), no dia 30 de agosto. Com capacidade produtiva de 450 mil toneladas por ano, a Klabin passa a produzir o Eukaliner, primeiro papel kraftliner do mundo, feito 100% com fibras de eucalipto.

Após a entrega da primeira máquina, a Timenow segue atuando no gerenciamento da implantação da máquina MP28, que tem startup previsto para 2023. A planta terá a capacidade de produzir 460 toneladas de papel-cartão por ano.

As duas máquinas fazem parte de um investimento de R$ 12,9 bi, o maior da história da companhia.

MAIOR FÁBRICA DE CELULOSE SOLÚVEL DO MUNDO

Também na linha da inovação no ramo de papel e celulose, a Timenow entregou, no dia 9 de setembro, o Projeto Star, de expansão da fábrica da Bracell em Lençóis Paulistas, São Paulo.

Foram mais de 2 anos e meio de trabalho no projeto que recebeu investimento de R$7 bilhões. A fábrica tornou a Bracell a maior produtora de celulose solúvel do mundo e ampliou a produção anual da unidade de 250 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas do produto solúvel ou até 3 milhões de toneladas no caso de celulose kraft.

O projeto contou com 13 mil trabalhadores no pico da produção e foi construído em duas linhas flexíveis, tornando a produção da unidade cambiável entre a celulose kraft e solúvel.

Com foco na sustentabilidade, a fábrica vai apostar em tecnologias que produzem a “celulose de nova geração”, sem o uso de combustíveis fósseis, e conta com a maior caldeira de recuperação do mundo e terá o maior gaseificador de biomassa da América Latina, para dar suporte ao forno de cal.

A Timenow agradece a confiança e a parceria nesses dois projetos!