Timenow investe em startup capaz de predizer falhas e reduzir custos de manutenção para indústrias

Com a visão de liderar a transformação digital nas indústrias, a Timenow acaba de adicionar ao seu portfólio de soluções a startup capixaba Futurai. O investimento – realizado em conjunto com a Apex Partners – visa oferecer mais uma solução digital e inovadora para o segmento industrial, com uma tecnologia capaz de predizer falhas e paradas na produção, reduzindo os custos de manutenção.

Agora, a Futurai passa a integrar a plataforma de soluções da Timenow, que já conta com outras cinco startups – Dersalis, IndustriALL, ConstructIN, NGO Soluções e AI Robots – e com a Platt, uma solução que conecta a indústria ao ecossistema de startups lançada através do Corporate Venture Builder (CVB).

Além destas, em 2021, a Timenow concluiu o processo de aquisição de 100% da Epix Engenharia.

Estes movimentos formam uma das estratégias de diferenciação e de sustentação da tese de crescimento robusta desenvolvida pela empresa para 2030. Apenas em Corporate Venture Capital (CVC) e CVB já foram investidos mais de R$10 milhões.

Machine learning para reduzir falhas e downtime

A Futurai aplica o machine learning para prever falhas e anomalias em processos industriais, o que permite apontar quais variáveis podem estar ligadas à causa raiz dos problemas. Assim, é possível reduzir a necessidade de manutenções corretivas e, em casos mais graves, a parada da produção (downtime).

Sem a necessidade de instalação de hardware ou acesso aos processos físicos, a startup consegue atuar em diferentes locais de forma totalmente virtual. Com um sistema baseado em dados, a solução pode, ainda, ser aplicada em diversos setores.

“Entendemos que a solução da Futurai tem diferenciais importantes em relação a outros players do mercado, principalmente quanto ao modelo de implementação ágil que eles desenvolveram e a capacidade de considerar multivariáveis do processo. Ao criar uma rede de soluções neste formato de plataforma e associá-la à nossa expertise e a serviços de consultoria – neste caso na área de gestão de ativos e paradas de manutenção -, temos como grande objetivo gerar oportunidades para os nossos clientes”, pontua Walter Maia, diretor de Investimentos, Participações da Timenow.

Para Felipe Lobo, CEO da startup, conseguir o investimento é importante para abrir portas em diferentes indústrias.

“Estamos muito felizes por estar dentro da Timenow. Ter uma marca que já está consolidada no segmento industrial chancelando a Futurai é uma sinalização positiva para a indústria de que nossa solução faz sentido, e isso, claro, pode nos abrir muitas portas”, comemora.

Fale conosco